
O pensamento lateral é o processo de usar as informações para gerar criatividade e reestruturação de insights. O pensamento lateral pode ser aprendido, praticado e usado. É possível adquirir habilidades nele, assim como é possível adquirir habilidades em matemática.
Com a lógica, você começa com certos ingredientes, assim como no xadrez, você começa com as peças dadas. Mas quais são essas peças? Na maioria das situações da vida real, as peças não são dadas, apenas assumimos que elas estão lá. Assumimos certas percepções, certos conceitos e certos limites. O pensamento lateral não se preocupa em jogar com as peças existentes, mas em tentar mudar essas peças. O pensamento lateral está preocupado com a parte da percepção do pensamento. É aqui que organizamos o mundo externo em pedaços que podemos ‘processar’.
Um cérebro humano saudável nem sempre quer ser criativo, ele é projetado para descobrir como fazer as coisas ou como pensar sobre as coisas e, em seguida, ‘trava’ essa resposta ou comportamento automático em um processo subconsciente para que seu cérebro consciente possa se concentrar em outros assuntos.
Se você nunca ouviu falar de Edward de Bono ou do Pensamento Lateral, talvez tenha estado muito ocupado pensando de maneira convencional.
Revista Forbes
É por isso que o Dr. de Bono desenvolveu as técnicas de pensamento Lateral para ajudar a superar nossa tendência natural de ficar “preso” a padrões e permitir que você seja criativo sob demanda. Essas técnicas, que podem ser usadas por indivíduos e grupos, são usadas na maioria das empresas da Fortune 500 como uma maneira de desenvolver idéias criativas e inovadoras.
O Que São Técnicas De Pensamento Lateral?
O pensamento lateral é um conjunto de processos que fornece uma maneira deliberada e sistemática de pensar de forma criativa, que resulta em pensamento inovador de maneira repetível. Enquanto o pensamento crítico se preocupa principalmente em julgar o verdadeiro valor das declarações e buscar erros, o pensamento lateral está mais preocupado com o “valor do movimento” de afirmações e idéias. Uma pessoa usa o pensamento lateral para passar de uma ideia conhecida para a criação de novas idéias. Define-se quatro categorias principais de ferramentas de pensamento lateral:
- Ferramentas de geração de idéias que libertam seus padrões atuais de pensamento de seus caminhos usuais.
- Ferramentas de foco que abrem sua mente para novas possibilidades na busca de novas idéias.
- Ferramentas de resultado que ajudam a maximizar o valor que é recebido da ideia gerando resultados.
- Ferramentas de tratamento que fundamentam o processo de criatividade, criando idéias “brutas” e adaptando-as às restrições, recursos do mundo real.
“Você não pode cavar um buraco em um local diferente cavando o mesmo buraco mais fundo”.
Edward de Bono
Muitas vezes tentar pensar mais na mesma direção pode não ser tão útil quanto mudar de direção. O esforço na mesma direção não ajudará necessariamente a alcançar seu objetivo. O pensamento lateral se distancia deliberadamente do pensamento “vertical” ou lógico (o método clássico para resolver problemas: elaborar a solução passo a passo a partir dos dados fornecidos) ou da imaginação “horizontal” (com muitas idéias, mas sem se importar com a implementação detalhada adiando o julgamento).
Quando Usar o Pensamento Lateral?

Solução de problemas
Muitas vezes, quando você está resolvendo problemas ou criando algo, pode haver uma resposta óbvia. Se o assunto for importante, pode ser benéfico tirar um pouco do tempo e usar o pensamento lateral para descobrir maneiras alternativas de definir o problema e começar a pensar sobre ele em um sentido mais amplo. Você pode treinar seu cérebro para ser mais naturalmente criativo e descobrir melhores soluções para problemas conhecidos.

Encontrando novas maneiras.
É possível que a maneira como você faça tudo em sua vida ou empresa seja a melhor maneira conhecida de fazê-lo, mas não é provável. Se você criou uma maneira de fazer as coisas sozinho ou foi informado de que “esse é o jeito de fazer isso”, provavelmente existem outras formas de fazer essas coisas de maneira mais eficaz e eficiente. Usando as técnicas do Pensamento lateral para procurar novas maneiras de melhorar a si mesmo e aos negócios, você pode alcançar seus objetivos.

Para Invenções e Inovação
Às vezes, todo inventor ou criador precisa focar sua criatividade no processo da invenção, seja uma invenção patenteável ou um aplicativo móvel que algumas vezes estará partindo do zero, não apenas para melhorar o que já está lá. O pensamento lateral ajuda os pensadores a serem mais proativos e confiantes em seus pensamentos. Ao resolver um problema que ainda não é conhecido, o pensamento lateral pode ajudá-lo a escolher seu ponto de partida.
Obter O Controle De Sua Criatividade?
O pensamento lateral pode levar não mais que um ou dois minutos. Você tenta ver as coisas de uma maneira diferente. Você tenta encontrar uma nova abordagem ou um novo conceito. E se você não tiver sucesso, basta abandoná-lo e seguir com a maneira usual de fazer as coisas. Não importa quanto tempo é alocado para o pensamento lateral. O importante é que algum tempo seja alocado. Alocar trinta segundos de vez em quando é muito mais útil do que ter uma sessão criativa gigantesca uma vez por ano. Como muitas coisas na vida, se você deseja melhorá-lo, precisa trabalhar nisso.
Não há dúvida de que a criatividade é o recurso humano mais importante de todos. Sem criatividade, não haveria progresso e estaríamos repetindo para sempre os mesmos padrões.
Edward de Bono
Como o pensamento é uma habilidade que você pode melhorar, existem ferramentas e técnicas que podem ajudá-lo a melhorar sua produção criativa. Em breve postaremos mais artigos que ajudarão nesse processo.
Até breve!
Fonte: https://www.edwddebono.com/